CURSOS

A Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana é um projeto com duração prevista para três anos.
O objetivo é promover a preservação do patrimônio material e imaterial por meio da capacitação de jovens em ofícios ligados à construção civil, atendendo à demanda por serviços de restauração e construção do entorno e à necessidade de geração de renda de parte da população.
Cada curso terá duração de um semestre.

Alvenaria
O curso apresenta as técnicas construtivas, conceitos básicos de conservação e restauração dos elementos arquitetônicos feitos com terra, as práticas de produção de tijolos de adobe e elevação de paredes de taipa de pilão e pau a pique, visando a conservação de imóveis de valor histórico e ao mesmo tempo possibilitar o uso deste conhecimento para construção de elementos arquitetônicos contemporâneos.
Carpintaria
O curso apresenta as técnicas de conservação e restauração de elementos em madeira, além da elaboração de diagnósticos e tratamentos para as principais patologias.
Nas aulas são apresentadas os tipos de madeira e as variadas possibilidades de utilização na arquitetura em estruturas, telhados, pisos, escadas e sacadas, esquadrias, forros, entre outros.
Ferragem
O curso apresenta os tipos de fundição, o ofício tradicional de ferreiro e sua aplicação na conservação e restauração de edifícios históricos, desenhos e sambladuras.
Cantaria
O curso apresenta o ofício da cantaria, as técnicas em blocos de rocha, sua aplicação na conservação e restauro, bem como a utilização de ferramentas, morfologia, mecanismos de degradação, métodos de avaliação e construção de objetos decorativos.
Pinturas especiais
O curso apresenta a tradição no uso de pigmentos naturais e suas cores e tipologias, os diversos materiais e técnicas, o uso da cal, mistura de cores, caiação e pintura, preparação de cores, argamassa pigmentada em aulas práticas.