O PROJETO


A Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana busca a preservação do patrimônio material e imaterial através da capacitação em técnicas construtivas tradicionais, de maneira a suprir a lacuna de demanda de trabalho na área de construção civil na cidade de Mariana e região.

Os cursos têm duração de um semestre e são divididos em cinco áreas de qualificação específicas: Alvenarias (taipa, adobe e pau a pique), Carpintaria, Ferragem (forja artística e ferragem), Cantaria (pedra) e Pinturas especiais (cal, óleo, estêncil e pátinas), cada um com 20 vagas e todos gratuitos e abertos à população local.

Além das aulas teóricas e práticas ligadas aos ofícios, os alunos recebem aulas complementares de empreendedorismo, história e patrimônio cultural, comunicação e expressão, além da realização de trabalhos de campo.

Este projeto foi desenvolvido pelo Instituto Pedra através do patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES e do apoio da Prefeitura de Mariana e Arquidiocese de Mariana, proprietária dos imóveis que abrigam a escola.