ESCOLA DE OFÍCIOS TRADICIONAIS DE MARIANA - PLANO PEDAGÓGICO



A Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana visa a qualificação profissional de pessoas que atuam ou tenham interesse em atuar na área da construção civil, em obras de conservação e restauração, priorizando um aprendizado baseado em experiências compartilhadas entre os instrutores e artífices mestres de ofícios e os alunos, fundamentado em informações teórico-conceituais adquiridas nos ateliês de aulas práticas por professores conhecedores e pesquisadores dos temas relacionados às práticas.

A metodologia usada é adequada ao perfil do público alvo, com estratégias pedagógicas que valorizam os conhecimentos previamente adquiridos e agregam novos valores, possibilitando o aproveitamento contínuo e articulado dos estudos na vida dos alunos.

O Projeto Político-Pedagógico (PPP) da Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana prevê a interação entre disciplinas teóricas e práticas, com carga horária distribuída de forma que o aluno aprenda a fazer ao mesmo tempo que reflete sobre o como e o por que fazer. Ao longo do semestre, a partir da abertura da Escola e o início das aulas, o PPP será atualizado e mais apropriadamente elaborado, a partir do diálogo conjunto entre professores e mestres e a gestão pedagógica da Escola.

As aulas teóricas constituem em grupos de alunos em um núcleo comum de dois cursos de ofícios (afins), ou seja, duas turmas de alunos terão acesso ao conteúdo das disciplinas de Patrimônio e História e Língua Portuguesa, disciplinas que serão oferecidas para todas as turmas, ou seja para os cem participantes do semestre - conforme a grade horária abaixo.

Concomitante às aulas teóricas acontecerão os ateliês de aulas práticas onde o aluno poderá optar de acordo com suas aptidões por um dos cursos oferecidos: Alvenaria, Carpintaria, Ferreiro Forjador, Cantaria e Pinturas Tradicionais.

Cada um dos cinco cursos semestrais será oferecido em um período de 04 (quatro) meses de duração, com aulas em 03 (três) dias semanais, no turno da noite. Para cada curso do semestre serão oferecidas obrigatoriamente 20 (vinte) vagas, sendo 100 (cem) participantes para cada um dos 06 (seis) semestres, tendo como critério de seleção pessoas maiores de 18 (dezoito) anos, e priorizando-se a população de Mariana e região. Todos os cursos deverão ser totalmente gratuitos e incluem a disponibilização e doação de uma apostila de cada disciplina para cada participante.

O Projeto Político Pedagógico se define como uma ação intencional, um compromisso sócio-político com a formação do cidadão, e é pedagógico no sentido de definir as ações educativas e as características necessárias às escolas para que essas cumpram seus propósitos e sua intencionalidade.

Horário de aulas por disciplinas:



* Os Horários das Disciplinas estarão sujeitos a modificações para o melhor aproveitamento para os alunos.

Observações:


- Prática: Alvenaria, Carpintaria, Ferreiro Forjador, Cantaria e Pinturas Tradicionais.
- A partir do terceiro e quarto mês, será também oferecida a disciplina de Empreendedorismo, intercalada às demais.
- Os horários das aulas podem ser alterados, mantendo-se a estrutura e a duração dos cursos e das disciplinas, e considerando a obrigatoriedade de realização das aulas no período noturno, durante os dias de semana.
- Nos intervalos das aulas serão servidos lanches, com cardápio variado.

As aulas terão início no dia 06 de agosto, com término está previsto para o dia 06 de dezembro de 2019.