Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana, berço da mineiridade, inicia período letivo de 2023
24 de março de 2023
>> Oficina
14 de junho de 2023

Alunos da Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana restauram muro histórico do IPHAN

A Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana, em parceria com o IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional -, iniciou uma intervenção no muro de divisa com o fundo do Escritório Técnico do IPHAN local. O objetivo da ação é preservar a estrutura, que apresentava uma pequena deformação inclinada ameaçando cair em um trecho específico.

Para iniciar a intervenção no muro, o professor de Alvenaria, Sérgio Norberto, explicou que sua equipe realizou um levantamento fotográfico, medições de inclinação e uma descrição detalhada das patologias encontradas na estrutura. A partir dessas informações, foram definidas as ações necessárias para a restauração do trecho danificado, que será parcial, abrangendo aproximadamente dois metros e meio do muro.

Durante o processo, o professor Sérgio, em conjunto com seus alunos, identificou interferências inadequadas na estrutura. Segundo ele, “ao analisar o lado do muro que está sob a área do IPHAN, foi constatado o uso inapropriado de cimento no revestimento dos adobes, material que não é indicado para esse tipo de construção. Além disso, a Escola também identificou a presença de blocos de concreto e o uso de cimento para tratar trincas e lacunas na estrutura do muro”. Tais intervenções podem prejudicar a integridade do muro histórico e, consequentemente, sua preservação.

O muro possui um valor histórico significativo. A restauração se fez necessária, pois durante o processo de remoção dos tijolos, alguns desfizeram e os alunos da escola produziram novos tijolos de adobe com as mesmas características do antigo, utilizando os mesmos materiais que foram retirados do local. Além disso, um trecho degradado do muro, que se encontrava inclinado, teve as pedras removidas, separadas e serão reaplicadas da forma correta.
Ney Ribeiro, Gerente de Ensino da escola, explica que “o projeto é importante para mostrar aos alunos na prática, garantindo que eles aprendam como e por que fazer, seguindo todas as obrigações necessárias em projetos de valor histórico com foco na preservação”, afirma Ney Ribeiro.

A iniciativa vai ao encontro de um dos grandes objetivos da Escola, que é o de preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade de Mariana, que é rica em saberes, tradições e cultura, além de gerar renda. Com cursos de um semestre de duração, a Escola oferece formação em técnicas construtivas tradicionais, com ênfase nas áreas de alvenaria, carpintaria, forjaria, cantaria e pintura. Os alunos também participam de visitas técnicas a obras de conservação e restauro e de outras atividades de campo. Além da Unidade Curricular dos Temas Transversais, que tem como objetivo complementar e consolidar a aprendizagem dos alunos, promovendo uma formação integral que amplie horizontes e favoreça o desenvolvimento profissional e cidadão.

A Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana é uma realização do Instituto Pedra, com patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pelo Instituto Cultural Vale, com o apoio da Prefeitura de Mariana.

 

 

VOLTAR PARA O TOPO