Cláudia Fernanda foi aluna de Alvenaria no segundo semestre de 2020 na Escola de Ofícios de Mariana. Pelo seu bom desempenho nas aulas, a ex-aluna foi indicada para executar dois projetos em obras contemporâneas na região de Amarantina, um distrito de Ouro Preto.
Ela conta que a EOTM “foi o encontro de saberes e diversidades na construção civil” e Cláudia está podendo aplicar as técnicas que aprendeu nas aulas. Além disso, Cláudia também conta que sua equipe de trabalho é composta por 5 mulheres e 2 carpinteiros e ninguém conhecia a taipa de pilão. Então, os ensinamentos da EOTM nas aulas de Alvenaria também ajudaram ela a se destacar pelo conhecimento prévio sobre as técnicas tradicionais.
Sobre a execução dos trabalhos, ela conta que é um desafio, principalmente para as mulheres, porque que perceberam que elas algumas vezes não têm o mesmo rendimento físico que os homens, mas contribuem se sobressaindo em outras ações. Porém, todas elas estão aproveitando a oportunidade e trabalhando muito bem: “Estamos firmes sem parar para mostrar que somos capazes também“, conta Cláudia.
Confira as fotos e o vídeo do projeto:
Fonte: Arquivo pessoal
Você pode acompanhar mais informações pelo site, pelo instagram e pelo facebook da Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana.