Olá alunos, como estão passando? Sentindo muita falta da presença de vocês. Estamos aqui apresentando a atividade 3 de Educação patrimonial.
Vamos fazer uma ficha de inventário? Vocês estão lembrados que falamos do Inventário do Acervo Cultural do município de Mariana com destaque da aula do professor Renato Braga? Estávamos construindo o portfólio, onde foram colocadas por vocês observações muito importantes e com trabalhos muito especiais.
Nossa aula com a professora Ana Amaral, do IPHAN, “ativou” nossos sentidos, e assim construímos nosso painel com desejos. Continua lá na escola exposto no auditório. Fomos percebendo nossa relação de afeição com nossa memória coletiva, com nossos lugares, com nosso patrimônio, com nossa identidade.
O patrimônio cultural tem importância para muita gente, não só para um indivíduo ou uma família. Dessa maneira, interliga as pessoas. É sempre algo coletivo: uma história compartilhada, um edifício, uma festa ou um lugar que muitos acham importante, ou outros elementos em torno dos quais muitas pessoas de um mesmo grupo se identificam.
O patrimônio cultural faz parte da vida das pessoas de maneira tão profunda que, algumas vezes, elas sequer conseguem dizer o quanto ele é importante e por quê. Mas, caso elas o perdessem, sentiriam sua falta. Como exemplo, citamos a paisagem do bairro; o jeito de preparar uma comida; uma dança; uma música; uma brincadeira. Fazendo o inventário, é possível descobrir e documentar o repertório de referências culturais que constituem o patrimônio da comunidade, do território em que ela se insere e dos grupos que fazem parte dela. (EDUCAÇÃO PATRIMONIAL, INVENTÁRIOS PARTICIPATIVOS. IPHAN)
Também vimos uma amostragem dos inventários de Mariana -IPAC. São bastante complexos como podem observar nos exemplos do Conselho de Petrimônio de Mariana – COMPAT. Vocês também podem fazer uma consulta lá para essa atividade!
Nosso exercício de hoje é o seguinte: fazer duas fichas de inventário. De um bem imóvel (ou patrimônio tangível) e de um bem móvel (ou patrimônio intangível). Serão realizadas em duas etapas, uma para cada semana. Como não temos acesso aos lugares, devido ao isolamento social, vamos trabalhar com nossa memória, nossa lembrança visual e pesquisas possíveis. Só não vale inventar o inventário.
A tarefa dessa semana é a Ficha 1 – Bens Imóveis. Para os bens imóveis vamos escolher uma entre estas duas opções: nossa Escola de Ofícios Tradicionais e a Praça Gomes de Freire, o Jardim. Abaixo, seguem as orientações de preenchimento:
*IDENTIFICAÇÃO DO BEM CULTURAL
Nome: Escrevam o nome mais comum do lugar e os outros nomes pelos quais é conhecido.
Proprietário: quem vocês acham que é o proprietário?
Responsável: quem é o responsável pela conservação do imóvel (não necessariamente é o proprietário)
Imagem: No quadro de imagem, insiram fotos ou façam um desenho do lugar
O que é?: Contem de forma resumida o que é o lugar.
Onde está?: Procurem descrever o lugar a partir das referências mais conhecidas. Informem se o lugar está em zona rural ou urbana, se tem acesso fácil ou não, se possui algum ponto de referência.
Períodos importantes : Descubram os momentos ou datas importantes associadas ao lugar. Informem o dia e o mês em que se realiza alguma celebração; descubram os períodos do ano que marcam a dinâmica do lugar. Por exemplo: “o mês de junho, nas festas juninas que acontecem na comunidade”; “o fim de semana, quando as pessoas jogam bola no gramado da praça”; “o início do período das chuvas, quando as pessoas celebram o plantio na roça” etc.
História: Contem as diferentes versões sobre as origens e transformações do lugar ao longo do tempo. Reúnam informações do passado e do presente sobre o lugar. Vale pesquisar na internet, perguntar para conhecidos (via meios de comunicação disponíveis), vale colocar o que sabe.
Significados: Descubram que significados e funções o lugar tem para a comunidade.
*DESCRIÇÃO:
Pessoas envolvidas: Informem as principais pessoas envolvidas com o lugar. O construtor, o proprietário, o responsável pela manutenção, as pessoas que usufruem do espaço, entre outros.
Elementos naturais: descrevam o que compõe o lugar e o que envolve a vizinhança em termos de vegetação, curso d’água por exemplo.
Elementos construídos: Informem se há elementos construídos no lugar e quais são suas características.
Materiais : Informem os principais materiais que constituem os elementos do lugar. Lá pode haver uma combinação de materiais como a madeira, o ferro, a pedra, o barro. Por exemplo: casa de madeira, poste de ferro, muro de pedra, tijolo de barro.
Técnicas ou modos de fazer: descrevam como vocês acham que foram feitos os pisos, as paredes, os telhados (ou coberturas), as esquadrias (janelas e portas, portões); mobiliário externo etc
Outros: observem a iluminação externa, pontos de água…
Atividades que acontecem no lugar: Informem as principais atividades realizadas no lugar por pessoas ou grupos.
Manutenção: Identifiquem os responsáveis e os cuidados necessários para a manutenção do lugar.
Conservação: Informem se o lugar está bem ou mal cuidado. Por exemplo: “o edifício apresenta infiltração no teto e nas paredes e algumas janelas estão quebradas”; “o jardim está bem cuidado”; “a gruta possui pichações por cima das pinturas rupestres”; “a mata está preservada”.
Avaliação: Indiquem os principais pontos positivos para que o lugar continue como uma referência cultural e os pontos que podem determinar o seu desaparecimento.
Reflexão: Façam um exercício de reflexão em grupo a respeito das formações levantadas nos campos anteriores: as pessoas dão importância ao lugar? Elas se organizam para cuidar do lugar? Como? Ou o lugar está perdendo o significado que justifica a sua preservação? (Obs.: Quando citamos fazer a reflexão em grupo pode ser o grupo de colegas por mensagens, grupo familiar ou mesmo individualmente caso não consiga compartilhar com outras pessoas)
Após a avaliação, deem sugestões para a preservação do lugar.
Recomendações: Façam propostas para melhorar as condições de existência, realização e transmissão da celebração. Lembrem-se de anexar a Ficha das Fontes Pesquisadas. Listem os livros, documentos, sites da internet e tudo mais que foi consultado durante a pesquisa. Listem as pessoas que forneceram informações por meio de conversas informais.
Prazo: 22/06 (quarta-feira).
Forma de entrega: Em formato de ficha. O arquivo deve ser enviado via whatsapp, para o número: (31) 99657-7417
Importante: Todas as atividades precisam ter identificação de nome completo e o Ofício que a pessoa estuda.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A SEGUNDA PARTE DA ATIVIDADE.