Sabendo a importância da Educação Patrimonial para o diálogo com a comunidade da região, a Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana pensou um plano de atividades sobre o tema. O programa é importante, ainda, pela comemoração dos 300 anos da criação da Capitania de Minas Gerais, que teve Mariana como primeira capital. Além disso, as atividades se baseiam nas experiências e metodologias do IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Os principais objetivos são promover espaços de debate e reflexão sobre o Patrimônio Cultural, junto a instituições da região, e identificar e trazer a experiência de mestres de Ofícios para compartilhar conhecimento. Além disso, as atividades também buscam promover valorização as comunidades por meio de oficinas educativas e motivar possíveis parcerias de inserção dos alunos no mercado de trabalho.
Para o módulo, serão convidados técnicos e pessoas envolvidas com os trabalhos para realizar palestras e atividades externas, como encontro com mestres de Ofícios, visitas a museus e trabalho com inventários. Ademais, a Escola também vai buscar implementar ações conjuntas com os eventos culturais da região.
Agora que já conhece um pouco mais sobre o tema, passa lá nos stories do nosso instagram para responder nosso desafio. Até lá!