Nos dias 14 e 15 de novembro, os conselheiros do Instituto Pedra estiveram na região para visitar alguns projetos em andamento. O grupo conheceu o Museu Boulieu em Ouro Preto e acompanhou os trabalhos de restauro na Igreja de São Francisco de Assis e na Casa do Conde de Assumar, em Mariana. Além disso, o conselho consultivo também fez uma visita à Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana para conhecer o lugar, a equipe técnica e conversar com os estudantes.
Os conselheiros Román de la Baca Casares (Diretor Geral de Belas Artes da Espanha), Juan Luis Isaza Londono (Diretor da Fundação Ferrocarril de Antioquia – Colômbia) e Ana Paula Amendoeira (Diretora de Cultura da Região Sul de Portugal) caminharam pelas salas de aula e oficinas da Escola, junto com Luiz Fernando de Almeida, Benjamim Saviani e Sylvia Braga, representantes do Instituto Pedra.
conselho consultivo do Instituto se reúne a cada dois anos para analisar o andamento de projetos. Segundo o colombiano Juan Luis, a Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana foi uma das principais pautas da reunião deste ano, já que experiências como esta têm acontecido em outros países. Ele diz que o conselho “queria ver, constatar e apoiar como puder o fortalecimento dessa Escola”. Em diálogo com mestres, professores e alunos, eles debateram sobre a importância do ensino de Ofícios na Região dos Inconfidentes.
Fotos: Henrique Perdigão/EOTM