O PROJETO

A Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana - EOTM busca viabilizar a preservação do patrimônio, em suas dimensões material e imaterial, por meio da capacitação em técnicas construtivas tradicionais, atendendo à demanda por mão de obra qualificada para serviços de restauração e construção civil na região e à necessidade de geração de renda para a economia local. A EOTM tem um papel inovador e singular, ao incentivar o compartilhamento de um conhecimento e ao gerir atividades pedagógicas em parceria com instituições locais.

Os cursos ofertados pela EOTM têm duração de um semestre e são divididos em cinco áreas de qualificação específicas: Alvenaria (taipa, adobe e pau a pique), Carpintaria (madeira), Forjaria (forja artística), Cantaria (pedra) e Pintura (cal, óleo, estêncil e pátinas). Os alunos participam de aulas teóricas e práticas dos Ofícios, das aulas da Unidade dos Temas Transversais, além de visitas técnicas a obras de conservação e restauro e outros trabalhos de campo.

Visando a mobilização, a integração e a contextualização dos conhecimentos técnicos adquiridos nos cursos dos ofícios com as demandas da prática profissional, a Unidade Curricular dos Temas Transversais assume um caráter de complementaridade e de consolidação da aprendizagem, sendo fundamental na promoção de uma formação integral estratégica que amplie os horizontes e favoreça o desenvolvimento profissional e o exercício da cidadania. De maneira integrada, a Unidade Curricular dos Temas Transversais propõe uma convergência entre os ofícios praticados na Escola e os temas da Educação Patrimonial, do Empreendedorismo e da Comunicação e Mídias Digitais.

A Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana é uma realização do Instituto Pedra, através do patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e do Instituto Cultural Vale, contando com o apoio da Prefeitura de Mariana.