O PROJETO


A Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana busca a preservação do patrimônio material e imaterial através da capacitação em técnicas construtivas tradicionais. O objetivo de compartilhar esse saber-fazer é suprir a lacuna de demanda de trabalho na área de construção civil na cidade de Mariana e região.

Os cursos têm duração de um semestre e são divididos em quatro áreas de qualificação específicas: Alvenaria (taipa, adobe e pau a pique), Carpintaria (madeira), Forjaria (forja artística e forjaria), Cantaria (pedra) e Pintura (cal, óleo, estêncil e pátinas).. Os estudantes participam de aulas teóricas e práticas dos Ofícios, além de Empreendedorismo.

A Escola de Ofícios tradicionais de Mariana é uma realização do Instituto Pedra, com patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e em parceria com a Prefeitura de Mariana e o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Seu projeto político pedagógico foi elaborado pela Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), instituição responsável pela gestão pedagógica da Escola durante todo o ano de 2019.

 

 

VOLTAR PARA O TOPO