Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana abre inscrições para cursos gratuitos até o dia 30 de junho
19 de junho de 2023
>> Seminário
6 de julho de 2023

Em parceria com a UFMG, Escola de Ofícios sedia oficina de técnicas construtivas com Rejeitos de Mineração

Entre os dias 11 e 13 de julho, a Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana abre as suas portas para a realização da oficina gratuita Técnicas Construtivas de Terra com Rejeitos de Mineração. A parceria é uma iniciativa da Universidade Federal de Minas Gerais, por meio do Núcleo de Pesquisas em Materiais Sustentáveis. O objetivo é capacitar a população, profissionais e agentes públicos de áreas afetadas pela mineração por meio de oficinas e workshops.

A atividade de extração de minério de ferro em Minas Gerais é reconhecida por suas vastas jazidas e pelo papel fundamental que desempenha na geração de empregos e no crescimento socioeconômico do estado. No entanto, a forma como os resíduos dessa atividade são tratados tem sido motivo de preocupação.

Em parceria com os municípios de Mariana, Barra Longa e Rio Doce, a UFMG está conduzindo uma pesquisa com o objetivo de desenvolver uma abordagem prática e sustentável para o aproveitamento desses resíduos, concentrando-se na transformação dos rejeitos, que estão misturados com solos e sedimentos, em componentes de terra utilizados na construção civil, como adobe e taipa.

A oficina irá aliar teoria à prática mostrando os resultados do projeto, além de oferecer informações sobre as técnicas empregadas, o rejeito de minério de ferro e os procedimentos realizados para alcançar os resultados. Os participantes irão aprender a produção de taipa de pilão e a prática de adobe, explorando a incorporação do sedimento de rejeito de minério de ferro no processo construtivo.

A Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana fornecerá os materiais e equipamentos necessários para as atividades práticas. Também serão disponibilizadas luvas e máscaras, visando à segurança dos participantes. As inscrições podem ser feitas até o dia 6 de julho pelo formulário aqui no site.

A Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana é uma realização do Instituto Pedra, e conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e apoio da Prefeitura de Mariana.

Serviço:

ESCOLA DE OFÍCIOS TRADICIONAIS DE MARIANA