Olá alunos, como estão passando? Sentindo muita falta da presença de vocês. Estamos aqui apresentando a atividade 3 de Educação patrimonial.
Vamos fazer uma ficha de inventário? Vocês estão lembrados que falamos do Inventário do Acervo Cultural do município de Mariana com destaque da aula do professor Renato Braga? Estávamos construindo o portfólio, onde foram colocadas por vocês observações muito importantes e com trabalhos muito especiais.
Nossa aula com a professora Ana Amaral, do IPHAN, “ativou” nossos sentidos, e assim construímos nosso painel com desejos. Continua lá na escola exposto no auditório. Fomos percebendo nossa relação de afeição com nossa memória coletiva, com nossos lugares, com nosso patrimônio, com nossa identidade.
O patrimônio cultural tem importância para muita gente, não só para um indivíduo ou uma família. Dessa maneira, interliga as pessoas. É sempre algo coletivo: uma história compartilhada, um edifício, uma festa ou um lugar que muitos acham importante, ou outros elementos em torno dos quais muitas pessoas de um mesmo grupo se identificam.
O patrimônio cultural faz parte da vida das pessoas de maneira tão profunda que, algumas vezes, elas sequer conseguem dizer o quanto ele é importante e por quê. Mas, caso elas o perdessem, sentiriam sua falta. Como exemplo, citamos a paisagem do bairro; o jeito de preparar uma comida; uma dança; uma música; uma brincadeira. Fazendo o inventário, é possível descobrir e documentar o repertório de referências culturais que constituem o patrimônio da comunidade, do território em que ela se insere e dos grupos que fazem parte dela. (EDUCAÇÃO PATRIMONIAL, INVENTÁRIOS PARTICIPATIVOS. IPHAN)
Também vimos uma amostragem dos inventários de Mariana -IPAC. São bastante complexos como podem observar nos exemplos do Conselho de Petrimônio de Mariana – COMPAT. Vocês também podem fazer uma consulta lá para essa atividade!
Nosso exercício de hoje é o seguinte: fazer duas fichas de inventário. De um bem imóvel (ou patrimônio tangível) e de um bem móvel (ou patrimônio intangível). Serão realizadas em duas etapas, uma para cada semana. Essa é a segunda etapa. Se você ainda não entregou a primeira parte, clique aqui.
Como não temos acesso aos lugares, devido ao isolamento social, vamos trabalhar com nossa memória, nossa lembrança visual e pesquisas possíveis. Só não vale inventar o inventário.
A tarefa dessa semana é a Ficha 2 – Bens Móveis. Para os bens móveis vamos escolher entre estas duas opções: Procissão das Almas e as Bandas ou aquela que você participa ou assiste no seu bairro, no seu distrito, na sua localidade.
Celebrações
Todo grupo promove celebrações, por motivos diversos: religiosos, de lazer, de festejar as datas especiais para o local, para a cidade, o estado, o país.
As celebrações importantes para uma comunidade passam de geração em geração. Com o decorrer do tempo, alguns elementos podem ser modificados, retirados ou inseridos na celebração. É muito interessante saber quais foram essas transformações e por que aconteceram, uma vez que contam sobre os propósitos, os desejos e a história da comunidade que a faz. Algumas transformações ocasionaram o fim de algumas celebrações. Por que isso pode ter ocorrido? Quem são as pessoas que se lembram da época em que elas ocorriam?
As celebrações, por terem vários elementos, envolvem várias pessoas e grupos na sua preparação. Cada etapa, como a organização do espaço, a preparação de comidas, danças, encenações, apresentações etc., frequentemente tem pessoas diferentes como responsáveis. Mesmo que organizada por um indivíduo, uma família ou pela prefeitura, a celebração é importante para muita gente, porque possui significados diferentes para cada pessoa ou grupo que participa. Numa celebração religiosa, por exemplo, muitos participantes são os adeptos da religião; outros estão ali somente para se divertir; outros ainda, como os turistas, vão para conhecer.
Muitas celebrações estão presentes em vários locais, mas cada lugar acaba tendo uma característica particular.
Abaixo, seguem as orientações de preenchimento:
Nome: Escrevam o nome mais comum da celebração que escolheram inventariar e outros nomes pelos quais ela é conhecida. No caso de haver mais de um nome, tentem informar todos os que surgirem ao longo da pesquisa.
Imagem: No quadro de imagem, insiram fotos ou façam um desenho da celebração. Lembrem-se de que haverá um espaço para reunir todas as imagens coletadas, na Ficha do Relatório de Imagens. Para a primeira página, selecionem a que o grupo considera a mais representativa.
O que é : Contem de forma resumida o que é a celebração. Não é necessário dar muitos detalhes sobre a celebração, uma vez que os outros campos da ficha são destinados a informações mais completas sobre ela.
Por exemplo: “é uma festa que celebra a colheita do milho”; “é um ritual em que a bandeira da cidade é trocada”; “é o ritual para lembrar os mortos”.
Onde é: Localizem a celebração a partir das referências mais conhecidas. Informem onde ela ocorre e como é o local. Se há algum motivo especial para que a celebração ocorra nesse local, relatem também. No caso de haver mais de um local onde ocorra a celebração, informem quais e como são esses locais. Se existe um roteiro percorrido, como uma procissão ou cortejo, relatem também esse percurso.
Por exemplo: “a procissão acontece na rua e vai da Praça da Igreja Matriz até o cais do porto”; “a festa é feita na Praça do Povo”; “a Festa do Divino Espírito Santo ocorre nas casas dos festeiros, onde se realizam as celebrações e por onde circulam os fiéis; são feitas também procissões até as casas”; “as procissões de São Sebastião acontecem na Ilha de Marajó e se iniciam nas Igrejas de Nossa Senhora da Conceição e Sagrado Coração de Jesus, na Praça da Matriz e nas principais ruas da cidade” etc.
Períodos importantes: Descubram os momentos ou datas importantes associados à celebração. Informem a data ou época da celebração e a sua duração. Geralmente, é uma forma de um grupo comemorar alguma coisa, portanto a data costuma ser importante para as pessoas que a fazem. Pode ser uma data fixa ou móvel (quando o período do acontecimento pode variar, por diversos motivos). Informem também a duração da celebração: se algumas horas ou dias; se ocorre por uma temporada maior, envolvendo vários eventos durante todo o mês, ou boa parte do ano.
Por exemplo: “as celebrações se iniciam em janeiro, continuam na Semana Santa e se encerram no Corpus Christi”; “a celebração ocorre durante toda a estação das chuvas”; “no Dia de Finados e dura a noite inteira, até o amanhecer do dia seguinte”; “no dia 9 de julho é feriado em São Paulo, em comemoração à Revolução Constitucionalista de 1932”.
História: Contem, descrevam sobre as origens e transformações da celebração ao longo do tempo.
Reúnam informações da celebração, do passado até os dias de hoje, contando as diferentes versões sobre suas origens, se ainda ocorre ou não e desde quando ela acontece no território pesquisado. Identifiquem pessoas, grupos e acontecimentos relacionados à celebração. Informem sobre as transformações ao longo do tempo e como elas ocorreram.
Por exemplo: “a procissão começou na década de 1950, com o pagamento de uma promessa do minerador João Oliveira para Nossa Senhora da Conceição, por ter curado de uma doença a filha mais nova; ele levou a família e mais uma dezena de amigos para percorrer a principal rua da cidade durante a semana”; “a festa era organizada pelos escravos no século XIX”; “só os homens participavam da brincadeira até a década de 1970; hoje em dia a maioria das brincantes são mulheres”; “o jongo está relacionado atualmente às religiões afro-brasileiras e, nos tempos de Colônia e Império, às formas de expressão denominadas ‘batuques’ pelos administradores coloniais e viajantes estrangeiros, que eram descrições caracterizadas mais pela aversão ou desconfiança que despertavam nas autoridades civis e religiosas do que por descrições positivas” etc.
Significados: Descubram que significados e funções têm as celebrações para a comunidade.
Uma celebração pode ter diversos significados para diferentes grupos ou pessoas. Alguns podem estar explícitos, outros podem ser menos claros e o trabalho da equipe de inventário pode ser, justamente, descobrir e interpretar esses significados. Essa é uma parte importante da pesquisa, pois vai informar os motivos pelos quais as pessoas fazem ou fizeram essa celebração e por que a julgam importante. Para preencher esse campo, coletem “causos”, narrações das pessoas sobre a celebração. É possível verificar por meio dessas histórias seus diferentes sentidos.
Por exemplo: “para os católicos, o principal significado da festa é homenagear a santa padroeira da comunidade; já para os praticantes do candomblé, ela também representa o orixá das águas”; “é durante a celebração que as cozinheiras preparam suas melhores receitas”; “essa é a única época do ano em que as famílias mais ricas da cidade vêm ao bairro para participar da festa, integrando-se à comunidade local”; “o dia de Cosme e Damião é aquele em que as crianças saem às ruas para pegar doces” etc.
Descrição: Nem sempre a celebração estará acontecendo na mesma época da pesquisa. Então, é importante perguntar para as pessoas como ela ocorre.
Para descrevê-la com mais informações é interessante complementar a pesquisa em livros, revistas, textos, jornais, internet, fotografias e filmagens. Lembrem-se de que os preparativos podem durar o ano todo! Descubram se alguém ou algum grupo está trabalhando na preparação da celebração.
Programação: Informem quais são os eventos ou etapas que fazem parte da celebração. As celebrações, muitas vezes, são divididas em etapas. Listem-nas e expliquem resumidamente em que consistem.
Pessoas envolvidas: Informem quem são as pessoas que organizam e participam da celebração e o que elas fazem. Lembrem-se também de listar as pessoas que participam da festa sem uma função específica, que podem ser, por exemplo, comunidades que assistem a ela.
Comidas e bebidas :Informem se há alimentos especiais para essa celebração. Caso sim, quais são eles? Quem são as pessoas responsáveis por prepará-los? Pode ser que somente algumas pessoas saibam preparar esses alimentos, por isso é importante dizer quem são elas, como elaboram os pratos, solicitando e registrando as receitas, se possível.
Por exemplo: “arroz de carreteiro feito pela dona Maria, que aprendeu a receita com sua avó”; “pato no tucupi que é feito pela comunidade paraense que mora no bairro”; “o cauim feito pelos homens da aldeia” etc.
Roupas e acessórios: Informem se há vestimentas e acessórios específicos usados na celebração. Caso sim, quais são e para que servem? Quais são as pessoas que as usam?
Por terem significados especiais, quase sempre as celebrações possuem indumentárias e vestimentas especiais. Quem são as pessoas que se caracterizam para a celebração? Quem é responsável por produzir as indumentárias? Há algo de especial na sua produção?
Por exemplo: “as tocadoras de tambor, nesse dia, usam roupas vermelhas para homenagear o Divino Espírito Santo”; “é só durante o mês da celebração que os homens retiram seus brincos protetores e pintam todo o corpo com motivos tradicionais”; “no Dia de Santo Reis, as pessoas usam máscaras de palhaço” etc.
Expressões corporais (danças e encenações): Informem se há danças ou encenações que integram a celebração. Digam em que parte da celebração elas se realizam e quais são as pessoas envolvidas diretamente.
Por exemplo: “durante a apresentação, cada personagem tem uma dança específica e um tom de voz distinto, apesar de todos serem interpretados pela mesma pessoa”; “cada grupo cria uma coreografia com marcações diferentes de passos e movimentos predeterminados”; “as mulheres dançam em volta da fogueira, enquanto as crianças, vestidas com as máscaras, encenam a guerra entre as aldeias” etc.
Expressões orais: (músicas, orações e outras formas de expressões orais) Se existirem, digam em que parte da celebração elas são realizadas e quais são as pessoas responsáveis por fazê-las.
Por exemplo: “Durante a encenação, cada personagem tem uma música própria, que é executada enquanto o ator canta e pede ao público que repita o refrão”; “em diferentes momentos da festa, os mais velhos recitam uma benção ao grupo” etc.
Objetos importantes: (instrumentos musicais, objetos rituais, elementos cênicos, decoração do espaço e outros). Informem se há e quais são os objetos existentes na celebração.
Em uma celebração é possível observar vários tipos de objetos. Chamam muita atenção os instrumentos musicais, a decoração e os objetos que têm significado especial. Eles podem ser antigos, estar na celebração há vários anos, ou podem ser refeitos a cada ano. Podem servir para caracterizar personagens ou para marcar as etapas da celebração. Digam quem os utiliza, em que parte da celebração eles aparecem e o que significam.
Se o grupo considerar que algum objeto tem significado especial, lembrem-se de que há uma categoria específica para objetos, de modo a aprofundar a pesquisa nesse caso!
Por exemplo: “na celebração, os homens tocam um tipo de viola que só existe aqui e é conhecida como manchete”; “no mês anterior à procissão, a comunidade prepara o tapete feito de pó de serragem, pó de café e outros materiais, por onde passará a procissão”; “a bandeira que vai à frente do cortejo tem mais de cem anos”; “na celebração são empregados instrumentos como cavaquinho, pandeiro, cuíca etc.”; “é utilizado um equipamento de DJ (toca-discos, mixer, caixas de som, fone de ouvido) no baile de break”, entre outros.
Estrutura e recursos necessários: Digam quais estruturas e recursos são necessários para a celebração.
Para que a celebração aconteça, geralmente pessoas ou grupos se esforçam em providenciar uma estrutura especial ou preparar o espaço (como a colocação de um palco, a retirada de plantas, instalações elétricas, colocação de barracas etc.). Às vezes, há necessidade de levantar recursos financeiros para pagamentos de cachê, mão de obra, comida, decoração. Descubram quem são essas pessoas ou grupos que organizam e de que forma estão ligados à celebração.
Por exemplo: “O mestre tira do próprio bolso os recursos para as fantasias”; “a prefeitura instala a iluminação noturna e paga o transporte dos grupos que vêm da zona rural”; “a comunidade se organiza para preparar a alimentação dos brincantes”; “o grupo arrecada dinheiro através de rifas, bingos, sorteios para compra do material” etc.
Outras referências culturais relacionadas: Informem se à celebração estão associadas outras referências, como objetos, lugares etc.
Se julgarem que algum deles merece atenção especial, lembrem-se de que outra ficha pode ser usada para aprofundar a pesquisa. Por exemplo: “A festa depende do modo de fazer vinho de caju”; “a viola do seu José foi feita pelo primeiro violeiro da cidade e é um objeto importante para todos”; “as filhas de santo se banham na bica atrás do terreiro que foi construída na época dos escravos; é um lugar referencial para a comunidade” etc.
Avaliação: Indiquem os principais pontos positivos para que a celebração continue como uma referência cultural e os pontos que podem determinar o seu desaparecimento.
Reflexão: Façam um exercício de reflexão a respeito das informações levantadas nos campos anteriores: as pessoas dão importância à celebração? Elas se organizam para esse fim? Como? Ou a celebração está perdendo o significado que justifica a sua preservação?
Recomendações: Façam propostas para melhorar as condições de existência, realização e transmissão da celebração. Lembrem-se de anexar a Ficha das Fontes Pesquisadas. Listem os livros, documentos, sites da internet e tudo mais que foi consultado durante a pesquisa. Listem as pessoas que forneceram informações por meio de conversas informais.
Prazo: 31/06 (sexta-feira).
Forma de entrega: Em formato de ficha. O arquivo deve ser enviado via whatsapp, para o número: (31) 99657-7417
Importante: Todas as atividades precisam ter identificação de nome completo e o Ofício que a pessoa estuda.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A PRIMEIRA PARTE DA ATIVIDADE.