A Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana dá início a um novo semestre cheio de oportunidades de aprendizado e crescimento. Cerca de 100 novos alunos chegam à instituição neste mês animados para explorar teorias e práticas relacionadas aos conhecimentos tradicionais enraizados na cultura mineira.
Em funcionamento desde 2019, a instituição já capacitou mais de 400 pessoas nas cinco áreas específicas de qualificação: Alvenaria (taipa, adobe e pau a pique), Carpintaria (madeira), Forjaria (forja artística), Cantaria (pedra) e Pintura (cal, óleo, estêncil e pátinas).
Na última semana, as atividade inaugurais marcaram as boas-vindas aos novos aprendizes. A equipe da Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana conduziu uma aula inaugural para a segunda turma do ano, permitindo que os alunos se familiarizassem uns com os outros e conhecessem os mestres, professores e a equipe administrativa da escola. O curso oferecerá aprofundamento tanto na teoria quanto na prática dessas disciplinas tradicionais, além de explorar tópicos culturais e patrimoniais por meio das “Conversas Transversais”. Os novos alunos também tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a infraestrutura da escola e os programas oferecidos.
Uma das novidades deste período é a chegada de Luana Santos, professora de Teoria da Cantaria, que agora fará parte do corpo docente da escola. Luana é especialista em Conservação e Restauração de Bens Móveis e Imóveis Integrados. Neste semestre, ela irá conduzir as aulas teóricas de Cantaria, junto ao Mestre Rinaldo Ruzedo. “Estou empolgada por fazer parte desta escola que tem um papel crucial na preservação dos ofícios tradicionais em Mariana. Espero contribuir para o aprendizado dos alunos e também continuar aprendendo e compartilhando conhecimento”, diz.
Weslley Santinho, ex-aluno dos cursos de Cantaria e Alvenaria, retorna à escola neste semestre para participar do curso de Forjaria. “Vivi experiências incríveis ao entender as construções do território dos inconfidentes. Agora, matriculado no curso de Forjaria, busco aprofundar meu conhecimento na riqueza dos ofícios que moldaram esta cidade. As expectativas são positivas, já que estamos em um território histórico, preservando tradições para as gerações futuras”.
A Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana é uma realização do Instituto Pedra, e conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e apoio da Prefeitura de Mariana
Serviço: Seminário Patrimônio Entre Tempos
Festival de Inverno UFOP 2023
18 de julho – das 9h30 às 18h
Ponto de Encontro: Coreto do Jardim de Mariana – as demais atividades acontecem na sede da Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana
Inscrições: https://www.escoladeoficios.org.br/seletivo/
.