O evento integra a programação do Festival de Inverno UFOP 2023
Investigar os tempos do patrimônio e pensar sobre os criadores dos lugares e instituições que o compõem são os objetivos principais do Seminário Patrimônio Entre Tempos, que será promovido pela EOTM, em parceria com o ICHS-UFOP. O evento acontece no dia 18 de julho, das 9h30 às 18h. As inscrições poderão ser realizadas no site da escola, entre os dias 10 e 15 de julho.
Sob a premissa de que os tempos do patrimônio não se limitam ao passado, o encontro reúne pensadores e praticantes do patrimônio que falam desde lugares de saber mais formalizados, como a universidade e as instituições de memória, por exemplo, aos menos estruturados institucionalmente, como os grupos culturais em atuação na cidade.
A programação do seminário conta com uma caminhada pela cidade de Mariana com olhar sobre o patrimônio; uma mesa de debate sobre a vida urbana, patrimônio, desigualdades e a diferença; e uma roda de conversa e rima sobre a ocupação contemporânea da cidade.
A caminhada começa às 9h30 e o ponto de partida será a Praça Gomes Freire. A proposta do passeio é oferecer aos participantes um panorama sobre a história de Mariana e de sua formação urbana, apresentando também fatos, causos, curiosidades, fotos e imagens antigas dos locais visitados, permitindo assim uma melhor compreensão do contexto histórico da cidade e de suas permanências e transformações ao longo dos anos. Bernardo Alves de Brito Andrade, Historiador e graduando em Museologia pela UFOP, especialista em Patrimônio e Educação Patrimonial, será o guia da atividade.
Na mesa de debate, das 14h às 16h, a mediadora Janete Flor de Maio Fonseca, Doutora em História Social da Cultura e Professora Associada do Departamento de Educação e Tecnologias da UFOP, receberá Vittor Policarpo, graduando em História pelo ICHS – UFOP, membro do Coletivo Negro Braima Mané, da Escola de Capoeira Oxalufã do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), do Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA) e do grupo de pesquisa Justiça, Administração e Luta Social (JALS); Vanilza Jacundino Rodrigues, Mestre em Antropologia Social e Técnica do IPHAN MG, que atua na área de patrimônio imaterial; Alex Calheiros, Doutor em Filosofia e Diretor do Museu da Inconfidência, em Ouro Preto e Leonardo Francisco Santos Ribeiro – sineiro de Mariana. Eles irão discutir como a educação patrimonial, os museus e o patrimônio cultural podem contribuir para uma política da diferença que não se restrinja ao reconhecimento da diversidade.
O evento será encerrado com a Roda de Rima Livre, a partir das 16h15, com participação do movimento de rua Batalha das Gerais (BDG) – que atua em Mariana há 7 anos, promovendo batalhas e oficinas gratuitas de iniciação em produção musical, produção audiovisual e de DJ, oferecendo à comunidade a oportunidade de conhecer e praticar a cultura Hip Hop – e do Movimento TT1 (Trem Tem Um ou 31) – um grupo de rappers, produtores, poetas e artistas periféricos que reivindicam uma ideologia voltada para sua comunidade, assim como espaços onde possam produzir e socializar sua arte – e mediação de Young $teve King, MC e produtor de Hip Hop, graduando em história, que busca fazer uma ponte entre o conhecimento acadêmico, o movimento urbano e a arte.
O seminário é um convite ao olhar sobre o patrimônio de forma a ultrapassar as fronteiras do que podemos “ver” nos museus, no espaço construído e nas práticas seculares da cultura, a fim de promover o diálogo para levantar novas respostas e iluminar questões pertinentes para a renovação da vida democrática.
Serviço: Seminário Patrimônio Entre Tempos
Festival de Inverno UFOP 2023
18 de julho – das 9h30 às 18h
Ponto de Encontro: Coreto do Jardim de Mariana – as demais atividades acontecem na sede da Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana
Inscrições: https://www.escoladeoficios.org.br/seletivo/
.